4 passos para lançar sua loja virtual com sucesso

4 passos essenciais para lançar sua loja virtual com sucesso

Você teve uma ideia brilhante: vender um produto, um serviço ou mesmo um pacote de serviços através da internet. Ótimo, já é um grande começo. Mas aqui é necessário dar um passo atrás e avaliar se a ideia é boa mesmo. A primeira pergunta que você tem que se fazer é: será que existe uma quantidade considerável de pessoas precisando ou querendo comprar aquilo que eu quero vender? Se a resposta for sim, você pode iniciar sua empreitada e abrir uma loja virtual. Parece simples, não? Pois não é. Esteja certo que será trabalhoso, mas esteja certo, também, que trabalho é sinônimo de resultados. E o trabalho duro combinado a otimismo (e um pouco de sorte, que não faz mal a ninguém) pode render resultados incríveis.

1. Montando sua loja virtal

Pense em um nome bem marcante, já que é por ele que sua loja será reconhecida. Escolha uma plataforma de e-commerce que seja simples de configurar e tenha todos os recursos que você irá precisar para começar bem e crescer rapidamente, neste sentido, a melhor e mais barata plataforma do mercado é o Boxloja, e você poderá criar sua loja em 15 minutos sem conhecer nada de HTML/CSS e outras chatices técnicas. Feito isto, é hora de fazer montar a loja virtual e agora você pode começar a cadastrar os produtos que deseja vender. Fotos que favorecem os produtos e sua descrição detalhada são essenciais para que você consiga vendê-los. O template é quem determina a posição do menu, textos e outros elementos da página, por isso escolha com cuidado para que as páginas não fiquem bagunçadas ou muito cheias de informações.

2. Divulgue sua marca

A divulgação de sua loja pode ser feitas de três principais maneiras: por redes sociais, por blog e por SEO. No caso da primeira, é necessário antes conhecer qual rede é a mais utilizada pelo seu público (Facebook, Twitter, Instagram…) para depois criar a página, chamada de fan page, ou perfil de sua loja. Por blogs temos o chamado marketing de conteúdo, praticado por meio de textos que contém informações sobre os produtos e coisas relacionada a eles. Ambas as maneiras têm a vantagem de custarem pouco ou quase nada de dinheiro e serem mais interessante e menos intrometidas que aqueles e-mails que recebemos com promoções, por exemplo. Se atualizado constantemente, os resultados serão fantásticos. Já o SEO – otimização para mecanismo de busca – permite que, quando um internauta digita algo em um buscador como o Google que contenha palavras relacionadas a seu negócio, o site de sua loja virtual apareça entre os primeiros resultados da página.

3. Precifique corretamente

Considerar somente o preço inicial do produto, a mão de obra (em caso de produto artesanal ou serviço) e o lucro não é muito inteligente. Você precisa pensar no quanto irá custar entregar o produto ao consumidor, o famoso frente. Várias empresas, como os Correios, oferecem fretes a preço bem atraente, o que facilita não computá-lo no preço final. Mas a economia no frente pode significar aumento no tempo de entrega, deixando o consumidor insatisfeito.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

4. Seja flexível com pagamentos

Débito, crédito, parcelamento, boleto, PagSeguro, PayPal, etc. O ideal é que sua loja ofereça aos clientes diversos modos de pagamento para que eles escolham qual o melhor. Mas todos eles terão um custo a você pois, por exemplo, para aceitar pagamento por cartão de crédito, é preciso um intermediador de pagamento que vai garantir a eficiência e segurança das transações, mas a recompensa será boa: mais segurança para você e mais comodidade para seu cliente.

Gostou dessas dicas? Compartilhe sua experiência conosco!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.