Conheça 9 lições importantes que todas as mulheres empreendedoras precisam conhecer

Já pensou em se tornar uma empreendedora e garantir a sua independência? No Brasil, mais de cinco milhões de brasileiras são mulheres empreendedoras, e esse número tende a crescer cada vez mais, mesmo com a crise!

Liderar o seu próprio negócio tem transformado a vida profissional e pessoal de muitas mulheres, uma vez que torna possível o sonho da independência, da liberdade para trabalhar com o que gosta e do reconhecimento. Além disso, empreender tem se mostrado como uma nova forma de estabilidade profissional.

Por isso, separamos 9 lições cruciais para a trajetória das mulheres empreendedoras que buscam alcançar seus sonhos e a sua autonomia! Vamos conhecê-las?

1. Tenha coragem

Ter o próprio negócio traz inúmeros desafios!

Por exemplo, logo no início, você vai se deparar com a necessidade de ter um capital inicial e muitas empreendedoras não têm como tirar essa quantia do próprio bolso. Esse investimento inicial pode vir de investidores, mas quando não for possível será preciso pensar em soluções que envolvem o seu dinheiro.

Por isso, para tomar essa difícil decisão, assim como as outras que virão, será necessário ter coragem e acreditar no seu empreendimento. Você não pode ter medo de investir no seu negócio, como também precisa enfrentar os seus medos e os desafios durante todo o percurso.

2. Comprometa-se e dê o melhor de si

Os empreendimentos, em sua maioria, começam bem pequenos e com quase nenhum capital inicial. Para tirá-los do lugar, é preciso muito trabalho e dedicação. Por isso, para alcançar o sucesso, você terá uma longa jornada com o seu negócio e vai precisar dar o melhor de si durante todo esse trajeto.

É somente com esse comprometimento que você vai conseguir desenvolver o seu negócio. Logo, lembre-se: dar o melhor de si é crucial para o futuro!

3. Escolha uma área com a qual tenha afinidade

Você vai viver o seu empreendimento a todo o momento no seu cotidiano, por isso, é importante escolher uma área que você aprecie. Isso é essencial principalmente no início, já que você normalmente terá que trabalhar mais do trabalhava em um emprego comum para movimentá-lo.

Se acabar escolhendo algo pela sorte ou só porque está em alta, você vai acabar se entediando ao longo do tempo e se frustrando quando os problemas forem surgindo. Além disso, quando trabalha com o que gosta, você transparece isso para as pessoas, o que acaba inspirando os clientes e os investidores a se envolverem com o seu negócio.

4. Explore os nichos

Para escolher o seu produto ou serviço, também é importante eleger nichos de mercado pouco explorados. Ao escolher uma área bastante ampla e generalista, você vai ter uma competição muito maior do que se tivesse escolhido uma área pouco explorada.

Além disso, ao desenvolver um produto ou serviço para um segmento específico, você ainda tem a chance de se tornar referência naquela área. Portanto, lembre-se: escolher e focar em pequenas áreas vai ajudar a garantir o seu negócio.

5. Tenha foco e planejamento

Nenhuma empresa funciona sem um bom planejamento, isto é conhecimento geral. O planejamento vai desde o controle das finanças ao plano de marketing, ou seja, envolve aspectos essenciais para o futuro do seu negócio. Planejar é o cerne do bom funcionamento e, para isso, você também vai precisar de foco.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

O foco vai ser importante na hora de escolher caminhos e tomar decisões importantes, por exemplo, se você tiver objetivos claros e simples vai ser muito mais fácil planejar o caminho certo. Portanto, não se esqueça disso na hora de tomar decisões!

6. Crie metas e meça os resultados

Para o avanço e crescimento do seu empreendimento, é importantíssimo medir e acompanhar os resultados, como também criar metas. Com o acesso a essas informações, vai ficar mais fácil fazer as escolhas estratégicas de sua empresa e criar as metas necessárias, assim como apresentar o seu negócio para investidores.

Com o resultado do seu planejamento, você também vai ver quais mudanças serão necessárias para conseguir atingir as metas de seu negócio. Fique atenta!

7. Conecte-se com as pessoas

É imprescindível saber como funciona a sua equipe, assim como criar uma rede de contatos para a promoção de sua ideia. Com uma rede de contatos, por exemplo, fica mais fácil levar o seu produto às pessoas e chegar até os investidores certos, enquanto ter um bom relacionamento interpessoal com a equipe é muito importante para a produtividade.

Então, busque sempre se relacionar com as pessoas e ser ativo socialmente, isso é muito importante para a movimentação do seu empreendimento.

8. Use a internet a seu favor

Para promover seu negócio, é essencial conectar-se com as pessoas também no cenário virtual. As redes sociais, por exemplo, são a chave para atingir os compradores mais prováveis do seu produto. Por isso, não deixe de lado as mídias sociais e busque um profissional para te ajudar com o marketing, é um investimento importante.

Além disso, entrar para o mundo dos negócios virtuais, como criar uma loja virtual, pode parecer difícil, mas na verdade é uma forma muito vantajosa e relativamente fácil de empreender. O mundo virtual também é uma importante forma para ampliar o seu negócio, já que o alcance de pessoas é muito maior.

Tenha em mente que as redes sociais são muito importantes para o crescimento do seu negócio, especialmente se for um negócio digital.

9. Mulheres empreendedoras precisam ser confiantes!

A confiança em você e em sua ideia é vital para a evolução do seu negócio. É importante que as mulheres empreendedoras ocupem esse lugar de forma confiante e saibam apresentar o seu negócio! Com a confiança, você vai conseguir inspirar as pessoas com os seus talentos e as suas ideias, conquistando clientes e investidores.

Com estas lições, você percebeu que as mulheres empreendedoras têm muitas oportunidades para alcançar os seus sonhos e a independência por meio do seu negócio. Lembre-se destas dicas quando for começar o seu negócio, elas fornecem informações importantes no caminho para os seus sonhos!

Nossas lições te ajudaram? Comente abaixo nos contando o que achou e como foi a sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...