Montar uma loja virtual de autopeças é um excelente investimento

Um carro não é só um carro. Principalmente para nós, brasileiros, carro é uma paixão! Somos fascinados por veículos, seja de duas, quatro ou mais rodas. Sabendo disso, empreendedores enxergam a oportunidade de oferecer produtos automotivos por meio de lojas virtuais. Se esse é o seu caso, parabéns! É uma ótima oportunidade de negócio! Porém, é preciso planejamento para tornar a sua marca uma referência no mercado.

No post de hoje, vamos mostrar algumas dicas de como montar uma loja virtual de autopeças e atingir o sucesso. Confira!

Conheça o mercado automotivo brasileiro

O primeiro ponto é um dos mais importantes. Para atuar no fornecimento de autopeças, você deve conhecer bastante esse mercado. Saber quanto ele cresce ao ano, como são os custos e os lucros, os pontos mais concorridos e como seus concorrentes estão atuando. Tudo isso é muito importante para decisões estratégicas no plano de negócios. Com essas informações, você conseguirá visualizar a melhor forma de atuar.

Defina quais produtos serão oferecidos

Tenha muita atenção a este ponto. Uma loja de autopeças, geralmente, conta com uma quantidade enorme de produtos. Isso talvez pareça uma vantagem, mas seus clientes podem ficar perdidos em meio a tanta opção e simplesmente abandonar a sua loja virtual!

No plano de negócios, defina quais produtos serão comercializados. Nesse ramo, se especializar é uma boa estratégia. Criar uma loja virtual somente para peças de carros importados, por exemplo, pode mostrar que sua equipe é especializada nesse tipo de produto e, portanto, tornar sua marca uma referência no mercado. Já uma loja virtual de autopeças que ofereça qualquer tipo de peças pode parecer muito genérica.

Lembre-se de definir o estoque mínimo para cada produto e coloque um alerta quando esse valor for alcançado. Tenha um bom relacionamento com seus fornecedores, para que nenhum item do seu site fique sem estoque.

Escolha a plataforma da sua loja virtual

Uma loja na internet apresenta diversas vantagens em relação à loja física, tais como menor custo, maior visibilidade, maior possibilidade de expansão, entre outros. Mas é importante conhecer alguns pontos antes de entrar no mundo virtual. Um desses pontos é qual plataforma utilizar.

Cada plataforma tem diferentes ferramentas disponíveis. Vale pesquisar entre as opções e decidir quais são as que melhor servem ao seu negócio.

Monte uma loja virtual diferenciada

Você já montou seu plano de negócios, já definiu quais produtos serão vendidos e qual será a especialidade de seu comércio. A plataforma do seu e-commerce também já está definida. Agora é o momento de criar a loja virtual.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Online, as pessoas têm acesso a qualquer tipo de loja. Então, é necessário algo de especial para atraí-las. Engana-se quem acha que criar uma loja na internet seja apenas tirar uma foto do produto e colocá-la online. Há várias estratégias para que seu negócio tenha sucesso e se diferencie dos demais. Aqui, vamos listar alguns pontos importantes.

1 – Simplifique sua loja

A experiência do usuário em seu site tem que ser simples, fácil e agradável. O processo de navegação não pode necessitar um conhecimento avançado para concluir uma compra. Várias lojas não conseguem alcançar seus objetivos por serem complexas. Lembre-se de que você está montando uma loja acessível a qualquer pessoa, desde um experiente comprador online até uma pessoa que realiza a primeira compra.

2 – Use técnicas de SEO

SEO — Search Engine Optimization — são estratégias para que sua página apareça nas primeiras posições da busca orgânica, ou seja, não paga. A maior parte dos compradores online utilizam o Google como buscador. Ter o seu site na primeira página do resultado de busca faz com que aumente a possibilidade de o cliente entrar na sua loja.

Para isso, é necessário que você invista nos seguintes pontos:

  • Tenha um site responsivo: crie um layout que se adapte a qualquer tamanho de tela. Se o usuário abrir a loja virtual em um computador ou em um celular, sua página tem que se adaptar para que o cliente tenha facilidade de acesso e leitura.
  • Pesquise as melhores palavras-chave: antes de criar títulos e conteúdos para seu site, pesquise quais são os termos mais buscados na área do seu produto. É interessante colocá-los como palavras-chave, para que, ao serem buscados, sua página seja referenciada. Não se esqueça de que uma palavra-chave muito procurada tem alta concorrência, enquanto uma mais específica apresenta pouca competitividade. É interessante mesclar as duas.
  • Crie um blog: criar um blog e disponibilizar conteúdos relevantes ao seu público é uma estratégia bastante interessante. Você atrai mais clientes, aumenta a credibilidade de sua marca e cria uma aproximação com seu público. Lembre-se de criar conteúdos originais e atualizar sempre o blog, disponibilizando novos materiais.

3 – Invista na qualidade das fotos e no visual do site

Os clientes compram produtos na internet pela imagem. Não basta ter um ótimo produto se ele não é bem mostrado. Invista em uma alta qualidade de fotos, crie uma boa descrição e, se possível, mostre algumas possíveis aplicações.

No site, atente para os botões principais, como a chamada para a loja virtual, o botão de “comprar” etc. Todas essas opções principais devem estar em destaque, chamando a atenção do consumidor e produzindo um “caminho de compra”.

4 – Faça um teste de usuário

Sua loja virtual está pronta. Você pensou e aplicou as estratégias de SEO, os produtos estão bem mostrados e descritos, tudo está em ordem. Antes de colocar a loja virtual no ar, faça um teste de compra. Simule uma experiência, verifique se tudo está bem claro e sem problemas técnicos. É importante pedir a alguém que faça esse teste também. Use alguém que não tenha tanta experiência com comércio online e veja se ele será capaz de realizar um pedido.

Criar uma loja virtual para autopeças é uma ideia muito interessante e que pode trazer um bom retorno financeiro. É necessário atentar para diversas questões. Investir em um bom planejamento de negócio, analisar o mercado, enxergar as melhores possibilidades de atuação, fazer uma boa leitura dos concorrentes, ter bons fornecedores. Em relação à venda online, é importante utilizar as ferramentas de marketing para que sua loja virtual seja referência no mercado. Siga as dicas deste post que, com certeza, terá sucesso.

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.