Como melhorar a descrição de produtos da minha loja virtual?

A descrição do produto é onde a venda acontece em sua loja virtual

O e-commerce é um segmento promissor, que conta com um público cada vez maior. Junto com o aumento da demanda, é natural surgir um aumento de ofertas, o que significa mais concorrência. Nesse mercado bastante competitivo, é muito importante se atentar aos detalhes para conseguir se destacar e conquistar o consumidor.

Um ponto extremamente relevante é a descrição de produtos. O cliente sempre quer conhecer bem a mercadoria que está comprando, para ter certeza de que está fazendo um bom investimento e evitar arrependimentos. Em um loja virtual, não existe o contato físico entre o comprador e o produto. Além disso, não há um vendedor presente para esclarecer possíveis dúvidas.

Esses fatores podem criar uma certa insegurança e impedir a compra. Nesse contexto, é possível notar a importância da descrição de produtos em uma loja virtual. Quando bem feita, aumenta o interesse do cliente e o torna mais confiante, incentivando-o a finalizar a compra. Além disso, uma boa descrição pode ajudar sua loja a alcançar consumidores em potencial por meio de ferramentas de busca.

Deseja aprender como melhorar a descrição de produtos em sua loja virtual? Confira este artigo que preparamos para você!

Nada de copiar e colar

Essa pode parecer a opção mais simples, porém ela é uma armadilha. Em hipótese alguma utilize o CTRL+C – CTRL+V para a descrição de produtos em sua loja virtual. Copiar o conteúdo descritivo do fabricante ou do distribuidor pode reproduzir falhas da fonte, como uma descrição mal feita e pobre.

Porém, o problema mais grave se dá por conta da duplicação de conteúdo e suas consequências nos mecanismos de busca. Um conteúdo republicado prejudica o posicionamento de sua loja em buscas orgânicas, que pode estar igual ao site do fabricante e até mesmo a outras lojas virtuais.

Uma das técnicas mais importantes no que diz respeito à otimização de busca para e-commerce é criar descrições novas, melhores e mais completas. Dessa forma, os mecanismos de busca entenderão seu conteúdo como algo relevante, gerando maior destaque ao seu e-commerce.

Forneça as informações técnicas mais importantes

As informações técnicas são muito importantes, principalmente pelo fato de o cliente não ter contato físico com a mercadoria. Possuir esses dados na descrição de produtos garante que o cliente saiba o que está comprando e evita insatisfações por parte dos consumidores.

Sendo assim, deve-se evitar dados muito técnicos que não são compreendidos pelo público em geral e que, consequentemente, não são fatores muito relevantes no processo de decisão de compra. Nesses casos, o recomendado é fornecer o link do fabricante para aqueles que se interessarem em conferir.

As informações consideradas mais importantes e que devem ser mencionadas na descrição dependem de qual produto é oferecido. Por exemplo, as especificações técnicas mais importantes sobre um celular são bem diferentes daquelas sobre uma estante. Enquanto no primeiro devem ser mencionadas informações como tela, display, processador e armazenamento; no segundo é interessante priorizar o material utilizado, a altura, a largura, a profundidade e o peso.

Lembre-se de que é importante saber como dispor essas informações para que o cliente as leia. Por exemplo, uma tabela cheia de dados técnicos geralmente não atrai a atenção do usuário. O ideal é que essas informações sejam incorporadas na descrição, mostrando como cada detalhe do produto faz com que ele seja único e perfeito para atender os desejos do cliente.

Não se esqueça do preço e do prazo de entrega

Além do produto em si, toda compra depende bastante do preço. É importante que esse preço seja competitivo e compatível com a situação financeira do público-alvo. Esse dado tem que estar presente na descrição do produto, pois ele pode ser o principal gatilho para a realização da compra.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Lembrando que omitir o preço e utilizar frases como “Envie e-mail ou ligue para realizar o orçamento” podem intimidar o usuário e só devem ser utilizadas em casos realmente necessários, como para produtos mais personalizados.

O prazo de entrega é essencial para compras virtuais. Ele também deve ser informado na descrição ou estar disponível após calcular o frete, juntamente com o custo de entrega. Prazos curtos chamam a atenção do consumidor, porém eles precisam ser reais.

Isso quer dizer que se a sua empresa só consegue entregar o pedido em 15 dias, não coloque um prazo de 5 dias. Isso acaba com a credibilidade da empresa e afasta os clientes. Não se esqueça de descrever com clareza, por exemplo, especificar se os dias são úteis ou corridos.

Utilize palavras-chave

Outra ótima prática de SEO é trabalhar bem as palavras-chave na descrição de produtos. Isso é essencial para um bom posicionamento de sua loja virtual nos mecanismos de buscas.

Caso o produto seja de uma outra marca, é interessante mencioná-la também, para que o cliente encontre exatamente aquilo que ele procura.

Quando o cliente fizer pesquisas na web, ele encontrará diversas informações interessantes e que se encaixam no seu perfil. Além disso, os próprios buscadores vão entender seu conteúdo como relevante para aquele tipo de pesquisa e seu site passará a ocupar posições mais privilegiadas.

Promova seu produto

Seu e-commerce pode se destacar dos outros a partir do bom uso da publicidade. Utilize a descrição de produtos como espaço para divulgação dos mesmos. Destaque seus benefícios e como o produto satisfará o cliente.

Fale diretamente com seu consumidor e o faça se sentir exclusivo e importante. Isso será um grande gatilho para que ele realize a compra, pois ele sentirá que aquele produto foi feito para ele e suprirá todas as suas necessidades.

A descrição de produtos é um elemento fundamental para fisgar seus clientes. Uma descrição clara, completa e bem feita pode aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual. Colocando em prática algumas dicas simples, os usuários se sentem mais seguros para realizar compras, a avaliação de sua loja melhora e ainda recebe maior destaque em ferramentas de busca.

Como é feita a descrição de produtos em sua loja virtual? Pretende colocar essas dicas em prática? Aproveite o espaço para comentários e compartilhe sua experiência conosco!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.