Técnicas ocultas de vendas para loja virtual

Qualquer pessoa que possui o mínimo de conhecimento sobre o mundo dos negócios sabe: as técnicas de vendas são fundamentais para aumentar a lucratividade e garantir a sobrevivência do negócio no mercado. E dentre estas técnicas de vendas estão aquelas chamadas de ocultas.

Por ocultas não devemos entender algo feito às escuras ou cujo objetivo é enganar o consumidor. Pelo contrário, nas técnicas de vendas ocultas o que se busca é persuadir o consumidor a comprar apelando a seu subconsciente. Talvez o case mais conhecido deste tipo de técnica seja o dos supermercados, nos quais tudo é pensado para que o consumidor compre o máximo de coisas possíveis, desde o layout da loja (disposição das prateleiras e dos produtos na mesma) até os produtos que ficam em displays próximos aos caixas.

No entanto, as técnicas ocultas de vendas também são amplamente utilizadas no comércio de revenda, independente do nicho de mercado visado e da natureza dos serviços e/ou produtos, ou seja, se trata de revender ou de vendas diretas. Como o e-commerce ainda é bastante novo, inclusive para os próprios empresários do ramo, vamos aqui te mostrar algumas impactantes técnicas de venda ocultas para comércio eletrônico. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que você aumentará seu conhecimento sobre o assunto, aumentará a lucratividade do seu negócio.

Entendendo as técnicas de venda ocultas para e-commerce

Existe uma infinidade de técnicas, mas vamos concentrar nossos esforços nas técnicas ocultas que têm por base os chamados “gatilhos mentais“, pois elas são amplas, extremamente poderosas e na maioria dos casos fáceis de serem utilizadas. Vamos a elas.

Reciprocidade

Este é considerado como o mais nobre dentre os gatilhos mentais. Consiste basicamente em oferecer benefícios para seus clientes, como descontos na primeira compra e cupons promocionais. Pode parecer perda de dinheiro no primeiro momento, mas acredite: valerá muito a pena. Ao oferecer benefícios gratuitos, seu cliente cria uma relação de obrigação com sua loja e na maioria dos casos a satisfaz, seja através da compra de produtos ou através da assinatura de sua newsletter;

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Antecipação

Você com certeza já assistiu a um trailer e ficou ansioso para ver o filme. É justamente nisso que consiste este gatilho: as expectativas em relação ao futuro. Se você pretender lançar produtos ou serviços novos, o ideal é que haja toda uma estratégia por trás que demonstre todas as funções e benefícios que o futuro produto terá. Assim, cria-se expectativa nos consumidores, aumentando as chances de realização de compras;

Novidade

Você já se perguntou por que os mercados de moda e tecnologia são tão lucrativos? É devido às constantes novidades lançadas. Ao nos depararmos com algo novo, ocorre o aumento da dopamina, responsável pelo prazer. Por isso estamos sempre trocando de celular e comprando roupas novas. Investir em novidades e melhorias significa que você não só terá fluxo de compras garantindo, como também não terá produtos e/ou serviços obsoletos em relação à concorrência;

Urgência

Este é um dos gatilhos mentais mais utilizados pelo mercado devido à sua eficácia. E um ótimo exemplo são as promoções de passagens aérea, ao dar um tom de urgência na promoção do produto (“promoção válida somente por hoje ou enquanto durarem os estoques”). Principalmente no comércio eletrônico, os consumidores costumam adiar suas decisões de compra, e este gatilho mental serve justamente para promover a compra mais rapidamente.
Falamos acima somente sobre quatro gatilhos, mas há muitos outros, como a escassez, a prova social, o porquê, a autoridade e a relação dor x prazer. Tente testar algum deles e descubra o quão poderoso eles podem ser para o seu negócio na sua loja virtual no Boxloja.
Se quiser saber mais sobre este ou outros assuntos relacionados ao e-commerce, basta se inscrever em nossa newsletter e ficar sempre ligado aqui no blog. Bons negócios!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.