Como praticar o pós-venda na loja virtual?

Praticar o pós-venda na loja virtual é uma ótima estratégia para manter os seus clientes próximos da sua empresa após tomada uma decisão de compra. Levar um usuário até o momento da compra pode ser uma tarefa desafiadora, certo? Portanto, nada mais justo do que valorizar essa relação.

Uma loja virtual de sucesso é aquela que consegue fechar um bom número de vendas todos os meses. Para alcançar esse objetivo, são executadas diversas ações para atrair novos consumidores. Entretanto, é importante ter a visão de que levar um cliente que já comprou da sua loja a uma nova compra também é uma forma de aumentar o faturamento obtido.

O pós-venda na loja virtual aumenta a satisfação entregue ao cliente e contribui para fidelizá-lo, gerando um maior volume de vendas recorrentes. Neste artigo, veremos como você pode praticar o pós-venda na sua loja.

A importância do pós-venda na loja virtual

Se você busca por formas efetivas de elevar os resultados obtidos pelo seu e-commerce, praticar o pós-venda pode garantir mais negócios fechados ao longo dos meses. Para que você consiga explorar ao máximo essa estratégia, veremos como o pós-venda consegue impactar positivamente em uma loja virtual:

Satisfação do cliente

O objetivo primordial do pós-venda na loja virtual é elevar a satisfação do cliente em relação à sua empresa. O relacionamento entre uma marca e um cliente pode ir muito além de compra e venda, e você pode gerar ótimas experiências que vão além das expectativas do consumidor.

Lembre-se que o principal objetivo da sua empresa é entregar um produto de qualidade ao cliente. Por isso, você não deve poupar esforços para cumprir essa missão com excelência – o que inclui um pós-venda de qualidade.

Agilidade na resolução de problemas

Um cliente insatisfeito pode ser terrível para a sua marca. Além de ser difícil que ele volte a consumir os seus produtos, outras pessoas podem ficar sabendo sobre a insatisfação desse consumidor – afetando os resultados de vendas futuras.

Um pós-venda na loja virtual garante agilidade na resolução de qualquer problema, minimizando a insatisfação desses clientes. Se um produto foi entregue com defeito ou demorou mais do que o tempo previsto, você pode tomar medidas para remediar a situação o quanto antes.

Fidelização dos clientes

Clientes muito satisfeitos têm uma propensão maior de se tornar fiéis à sua empresa. Se você compra alguns livros de uma loja virtual e recebe os produtos antes do tempo previsto, ganha de brinde um marca-páginas e ainda recebe um cupom de desconto na próxima compra, são grandes as chances que você volte a procurar livros nesse e-commerce, não é?

Os clientes fidelizados realizam compras de forma recorrente e se tornam ótimas agentes de divulgação da sua marca – seja com indicações para os amigos ou comentários nas redes sociais.

Aumento das vendas recorrentes

Como vimos, os clientes satisfeitos costumam procurar a sua empresa para consumir novamente. E, uma vez que o pós-venda na loja virtual contribui para aumentar a satisfação entregue, essa estratégia também resulta em um número maior de vendas recorrentes.

Redução de custos

Ser bem-sucedido em levar um cliente que já fez uma compra na sua loja a comprar de novo é muito mais fácil do que conduzir um usuário que ainda está conhecendo a sua marca, não é?

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Por essa razão, os custos de aquisição de um novo cliente são mais altos do que os para fidelizar um cliente. Explorar o pós-venda é uma forma de economizar recursos para que a sua loja consiga fechar mais vendas.

Como praticar o pós-venda na sua loja?

Existem diversas ações que podem ser executadas para colocar em prática o pós-venda na sua loja. Para ser bem-sucedido, basta que você mantenha sempre o foco na satisfação do cliente e estruture os processos internos. Confira algumas dicas para aplicar essa estratégia no seu e-commerce:

Agradeça o cliente pela compra

Pode parecer apenas um detalhe, mas agradecer o seu cliente pela compra é muito efetivo para construir uma boa imagem para a sua marca. Após realizado um pedido na sua loja virtual, você pode configurar o envio automático de um e-mail agradecendo pela compra e informando os principais dados sobre a entrega.

Ofereça brindes e benefícios

Você não precisa ficar limitado apenas à entrega dos pedidos que foram solicitados pelo cliente. É possível explorar o envio de brindes que não têm um custo elevado para a sua empresa, mas podem fazer toda a diferença na satisfação do cliente – como um marca páginas, um adesivo exclusivo ou outro acessório que tenha relação com o seu produto.

Além disso, você também pode explorar benefícios futuros, que atraiam o cliente para a próxima compra. Ao enviar um cupom de 10% na próxima compra, você cria um ótimo incentivo para que esse cliente volte a procurar a sua empresa.

Atualize o cliente sobre o processo de entrega

Outra forma de explorar o pós-venda na loja virtual é manter o cliente sempre atualizado em relação ao processo de entrega. Muitas lojas virtuais enviam e-mails atualizando sobre cada mudança no status do pedido e um código para rastreio – que permite que o cliente esteja sempre ciente do paradeiro do seu produto.

Faça contato para uma avaliação de satisfação

Após o recebimento do produto pelo cliente, você pode entrar em contato para fazer uma avaliação de satisfação. Esse processo de pós-venda é uma ótima estratégia por diversos motivos:

  • Demonstra interesse da sua empresa pela satisfação do cliente;
  • Você pode aprender mais sobre os fatores que satisfazem o seu cliente;
  • É possível coletar relatos sobre o produto adquirido para mostrar no seu e-commerce.

Antecipe-se para solucionar problemas

Infelizmente, nenhuma loja virtual está livre dos problemas no atendimento aos seus clientes. Entretanto, você pode minimizar as consequências dessas falhas com um pós-venda na loja virtual. Ao identificar que um cliente está insatisfeito, seja proativo para solucionar o problema da forma mais ágil possível.

Organize um programa de fidelidade

Uma estratégia que recompensa o cliente após várias compras na sua loja é uma ótima forma de incentivar as compras recorrentes. Com um programa de fidelidade, você consegue elevar a satisfação do cliente e gerar mais resultados de vendas para o seu negócio.

Você já conhecia a importância do pós-venda na loja virtual? Como o seu negócio costuma explorar essa prática? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

Este post tem um comentário

  1. Quero fazer vendas online. É muito pratico e eficaz.

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...