Oferta de Black Friday por Tempo Limitado  Todos os Planos com 40% OFF!
Saiba como conhecer os clientes da sua loja virtual e aumentar suas vendas online

Conhecer os clientes da sua loja virtual é extremamente importante para que você possa desenvolver estratégias e mantê-los fiéis ao seu negócio, além de, claro, conquistar novos consumidores.

Contudo, você sabe como conhecer os clientes da sua loja na internet? Neste artigo, vamos falar sobre 8 maneiras de analisar melhor o seu público-alvo e obter informações que ajudem a ampliar os seus lucros. Continue a leitura!

1. Mantenha um cadastro com os dados atualizados

O primeiro passo para conhecer os clientes de sua loja virtual é manter um cadastro com dados atualizados.

Ter um registro com as informações básicas do seu público, como data de nascimento e endereço, permite realizar uma segmentação de compradores por faixa etária ou localização geográfica, por exemplo.

A segmentação dos compradores ajuda a criar campanhas de vendas mais efetivas e aumenta as chances de lucro.

2. Crie um vínculo por meio das redes sociais

Além de importantes canais para a divulgação de seus produtos, as redes sociais são ótimas ferramentas para que sua loja fique mais próxima do público e crie vínculos com ele.

Faça um estudo e identifique as redes que seriam interessantes para divulgar o seu empreendimento.

Tanto o Facebook quanto o Instagram são excelentes para levar novos clientes à sua loja virtual, mas você também pode escolher outras que se adequem ao perfil do seu público.

3. Faça enquetes

Após criar o perfil da sua loja nas redes sociais, que tal aproveitar esses canais para fazer enquetes e descobrir um pouco mais sobre o seu cliente?

Pergunte quais tipos de produtos os consumidores gostariam que você vendesse em sua loja, quais são os preferidos e quais eles têm interesse de comprar. Enfim, pergunte ao cliente o que ele quer!

Você pode também realizar as enquetes depois que as compras forem efetuadas, fazendo contato pelo e-mail informado no cadastro.

4. Proponha que os clientes respondam as pesquisas

Além das enquetes, é importante convidar o seu cliente para responder às pesquisas de opinião, que podem revelar informações ainda mais detalhadas sobre o seu perfil.

Diferentemente das enquetes, as pesquisas de mercado costumam ser mais longas e exigir um tempo maior para serem respondidas.

Por isso, algumas empresas podem sentir dificuldades em conseguir que o cliente dedique algum tempo do seu dia para dar atenção às pesquisas de opiniões.

Uma das formas de estimulá-lo a responder às pesquisas é oferecer alguma vantagem. Você pode disponibilizar brindes ou descontos em sua loja para quem preencher o questionário, por exemplo.

Lembre-se que as pesquisas de mercado não devem ser consideradas gastos: elas são investimentos que ajudam a aumentar significativamente as vendas dos produtos.

5. Diversifique os meios de contato com a sua loja virtual

Ter diversos canais de contato com a sua loja virtual é a melhor maneira de deixar os clientes mais à vontade ao fazer perguntas e concretizar negócios. É recomendado oferecer meios de contato por telefone, e-mail, chat e WhatsApp, entre outros que achar conveniente.

A variedade de meios de contato disponível permite o acesso de públicos diferentes ao seu negócio. Além disso, é possível coletar dados baseados nos históricos dos seus clientes por meio desses canais.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

6. Observe os concorrentes diretos e indiretos

Outra maneira de conhecer o seu público é observando a concorrência direta (aquela que vende os mesmos produtos que você) e a indireta (a que vende produtos similares).

Para isso, analise as informações que constam nos canais de vendas dos seus concorrentes e a forma com a qual a loja virtual se comunica com o público.

Também é essencial verificar as redes sociais da concorrência, observando todos os detalhes e fazendo uma comparação entre a forma que seus competidores estão trabalhando e a sua maneira de conduzir o negócio.

Observando o cenário em volta, é possível que você identifique nichos de mercado ainda não explorados pela sua loja virtual e, também, encontre um público-alvo diferente daquele para o qual a empresa está trabalhando atualmente.

Desta forma, você pode alterar ou incluir estratégias de divulgação para os produtos de seu e-commerce.

7. Permita que os clientes avaliem os produtos vendidos

Trata-se de uma estratégia já utilizada por grandes empresas que comercializam seus produtos por meio da internet e não deve ser ignorada pela sua loja virtual.

Após a descrição das mercadorias, disponibilize um espaço para que os clientes possam opinar sobre elas e deixar os depoimentos visíveis para os demais.

Por meio das avaliações públicas dos visitantes do seu e-commerce, podemos ter uma visão clara de como o seu cliente pensa, das expectativas que ele tem quanto ao produto, do que ele gosta e do que ele não gosta em relação ao que é vendido, entre outras informações que permitam definir o público-alvo com maior riqueza de detalhes.

Além disso, possibilitar aos consumidores que avaliem o produto publicamente traz uma sensação maior de credibilidade à sua loja na internet e aumenta a confiança de potenciais compradores para fazer negócios com o seu empreendimento.

8. Analise os dados coletados de acordo com as dicas anteriores

Seguindo as sugestões que fornecemos anteriormente, você terá à sua disposição uma grande quantidade de dados sobre o público que visita ou faz compras em sua loja.

Mantenha essas informações acessíveis, de maneira que você possa consultar os perfis dos seus clientes a qualquer momento.

Utilizar um software no qual você possa guardar o histórico do público e seus dados pessoais de forma segura pode ser uma boa alternativa para não perder esses dados no futuro.

Entretanto, não basta apenas coletar essas informações. É de extrema importância que você faça uma análise com base em tais indicadores, estudando o comportamento dos diferentes componentes do seu público-alvo e criando estratégias de vendas específicas para cada grupo.

Seguindo esses passos, você terá um grande conhecimento dos seus consumidores e poderá identificar novas oportunidades de vendas online.

Agora que você já descobriu como conhecer os clientes da sua loja virtual, que tal saber mais sobre o conceito de persona e como criar estratégias de vendas efetivas para o seu e-commerce?

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Deixe uma resposta