E-mail marketing na loja virtual: como aumentar a taxa de abertura?

O e-mail marketing de loja virtual é uma ótima estratégia para se comunicar com o público e gerar mais oportunidades de venda. Entretanto, muitas empresas sentem que não conseguem alcançar resultados eficientes com essa prática. É possível aumentar a taxa de abertura dessas mensagens?

Quanto maior é o número de usuários que realmente abrem os e-mails da sua empresa, maiores são as chances de gerar um impacto positivo. O desafio está em levar essas pessoas que recebem o e-mail marketing da sua loja virtual a darem atenção para a sua empresa em meio a dezenas de e-mails recebidos diariamente.

Veremos, a seguir, algumas dicas para que você consiga aumentar a taxa de abertura e otimizar a sua estratégia de e-mail marketing de loja virtual. Confira.

A importância do e-mail marketing de loja virtual

O e-mail marketing de loja virtual pode ter uma grande importância para aumentar os resultados de vendas. Nem sempre um usuário vai encontrar a sua loja e realizar uma compra logo na primeira visita, não é? É necessário nutrir um bom relacionamento até conduzir esse cliente para a compra.

O e-mail marketing tem o poder de aproximar a sua empresa dos clientes, aumentando o valor percebido sobre a sua marca e entregando ofertas de produtos que podem chamar a sua atenção. Trata-se de uma forma de não ser esquecido pelas pessoas que demonstram interesse nos seus produtos.

Explorar o e-mail marketing é uma estratégia de grande importância pelos benefícios gerados:

  • Aumento do tráfego gerado na página da sua loja virtual;
  • Construção de autoridade entre o público que acompanha as suas mensagens;
  • Possibilidade de educar o público sobre os seus produtos;
  • Baixos custos de execução das ações;
  • Criação de bons relacionamentos com o público;
  • Fator diferencial para conduzir um potencial cliente à compra.

Como aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails?

Para que a sua empresa possa aproveitar esses benefícios, é fundamental que os usuários abram as mensagens enviadas, não é? De nada adianta enviar milhares de e-mails por semana quando apenas 5% deles são abertos – e uma parcela ainda menor faz a leitura integral das informações.

Para evitar que você desperdice os recursos empresariais com ações que não geram os resultados esperados, veremos algumas dicas para aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing de loja virtual:

Compreenda o seu cliente

O primeiro passo para obter bons resultados com o e-mail marketing de loja virtual é compreender o que o seu cliente deseja receber. Se você ficar limitado a enviar ofertas de produtos que não despertam o interesse desse público, são grandes as chances que as suas mensagens sejam sempre ignoradas, não é?

Por outro lado, quando você sabe exatamente quais são as necessidades e objeções do seu cliente, é possível focar em conteúdos que são atrativos. Se você tem uma loja virtual de roupas, poderia enviar e-mails com dicas de look para o inverno em vez de, simplesmente, enviar produtos em ofertas, por exemplo.

Crie um assunto atrativo para o e-mail

Você recebe inúmeros e-mails todos os dias, não é? É muito raro que uma pessoa abra todas as mensagens que chegam em sua caixa de entrada. Por esse motivo, o assunto do e-mail faz toda a diferença para a taxa de abertura das suas ações de e-mail marketing.

Procure criar assuntos que sejam atrativos para os seus clientes e despertem o interesse em conferir o restante da mensagem. Estimule a curiosidade e o senso de urgência para que seus clientes fiquem ainda mais inclinados a abrir o e-mail.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

Segmente as suas listas de e-mail

Parte do sucesso de uma estratégia de e-mail marketing de loja virtual está na segmentação adequada das listas de e-mail. Se a taxa de abertura está associada diretamente à relevância das mensagens enviadas, é preciso que você consiga suprir as necessidades individuais dos diferentes perfis de clientes, certo?

Com a segmentação, você consegue ser mais certeiro na comunicação. É possível mandar um e-mail sobre vestuários para futebol para o público masculino e outro sobre roupas e acessórios para festas ao seu público feminino, por exemplo. Quanto maior for o interesse despertado em quem recebe o e-mail, maiores as chances de abertura.

Faça testes A/B

Você está em dúvida sobre o principal formato de assunto para aumentar abertura dos e-mails? Será que o uso de emojis torna a comunicação mais ou menos efetiva? Para solucionar essas dúvidas pontuais, realize testes A/B – que consistem no envio de dois modelos diferentes de e-mails para comparar os resultados.

Após descobrir qual das opções proporciona melhores resultados, você pode adotar aquele formato para as comunicações futuras – criando um sistema de aperfeiçoamento constante na comunicação com o público.

Mantenha uma regularidade no envio

De todos os e-mails que você recebe, existem algumas empresas que sempre ganham uma atenção especial, certo? Mais do que chamar a atenção por um assunto atrativo, você pode aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails pela construção de uma boa reputação entre o público.

Para conseguir isso, é preciso manter uma regularidade no envio dos e-mails. Se você enviar um e-mail a cada dois meses, uma grande parcela do público nem lembrará mais da sua marca – diminuindo as chances de abertura e reduzindo o impacto causado pela ação.

Por outro lado, uma empresa que envia e-mail todas as sextas-feiras consegue criar uma identificação com o público. Um potencial cliente que está de olho nos seus produtos pode esperar o e-mail semanal para conferir as ofertas e fechar uma compra, enquanto outro usuário incorpora a leitura dos seus e-mails em sua rotina.

A melhor forma de assegurar a regularidade em uma estratégia de e-mail marketing de loja virtual é com o uso de uma plataforma de e-commerce que ofereça recursos de envio automático de mensagens. Dessa forma, você pode configurar com antecedência o envio dos e-mails e monitorar os resultados obtidos.

Você gostou das dicas para aumentar a taxa de abertura em uma estratégia de e-mail marketing de loja virtual? Se você busca por uma plataforma que consegue suprir todas as suas necessidades, conheça a Boxloja!

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Deixe uma resposta