importância das redes sociais para a loja virtual

Por que é importante integrar minha loja virtual com as redes sociais?

Você sabia que o brasileiro passa mais de 3 horas diárias navegando nas redes sociais? YouTube e Instagram são os destinos favoritos dos internautas no país. Na somatória geral somos o segundo povo a gastar mais tempo navegando na internet todos os dias. Os dados são da agência We Are Social e da plataforma Hootsuite. Eles apontam ainda que 62% da população está conectada por meio das redes sociais. O número representa 130 milhões de brasileiros – 57% do total da população. Diante disso, você já se perguntou “por que é importante integrar minha loja virtual com as redes sociais”?

Nossa breve introdução já dá ideia do quão populares são estas plataformas atualmente. O comércio eletrônico também passa por um momento especialmente favorável. Neste ano Ebit e Elo juntaram-se para encomendar uma pesquisa sobre o mercado em questão. Foi constatado que no ano de 2017 o setor alcançou faturamento superior aos 47 bilhões de reais. Outro estudo, o E-commerce Radar, apontou um crescimento de 12% com relação a 2016. Já a Ebit prevê que 2019 manterá este mesmo número.

Tudo isto aponta para o crescimento paralelo das duas áreas mencionadas, o que não é coincidência. Sabemos que o comércio eletrônico trabalha de forma mais direta com o cliente, a despeito da ausência de relação física. Para tornar seus produtos conhecidos e estabelecer um bom contato com o público estes negócios investem no marketing digital. Assim, lidam com uma necessidade básica em qualquer negócio: atrair clientes em potencial. É claro que não podemos resumir nisto a importância de integrar as duas áreas.

A visibilidade da empresa é ampliada

Uma parte considerável dos consumidores está nas mídias sociais. Em consequência disso a primeira razão para investir nelas está ligado ao tráfego. É possível atrair pessoas para a sua loja a um custo menor do que na utilização de links patrocinados. A eficácia da estratégia pode ser percebida no fato de que a cada 10 compradores efetivos, 4 compartilharam o produto antes nas redes sociais.

O fenômeno tampouco é atual. Em 2013, o Facebook, Twitter e Pinterest estiveram envolvidos em 75% das vendas nas lojas virtuais. Basicamente o seu negócio será mais visto e lembrado. Então, os clientes poderão ser conduzidos a sua loja de forma natural. Lembre-se que se o consumidor está diariamente nestas plataformas ele estará mais exposto aos produtos. O mesmo não aconteceria se fosse necessário acessar diretamente o website do seu comércio.

Quando estiver se perguntando “por que é importante integrar minha loja virtual com as redes sociais?” lembre-se destes fatos. Os sites em questão aumentam a sua visibilidade a um custo menor e podem se aliar com diversas outras estratégias. Ademais, ser reconhecido pelo consumidor é a primeira etapa para alcançar o sucesso. Outra não menos relevante é o relacionamento com estas pessoas.

As redes sociais melhoram o relacionamento com os clientes

A comunicação através das redes sociais é mais direta. Tanto para com o grupo representado pelo seu público-alvo, quanto individualmente, com cada consumidor tomado separadamente. Nesta relação haverá pessoas em diversos estágios da jornada de compra. Através dos seus perfis elas poderão ser conduzidas para as etapas seguintes. De modo geral isto colabora para aumentar o tráfego da sua loja virtual. Apesar disso a aproximação precisa de cuidado.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

O motivo para a advertência é que muitos clientes não estão no estágio mais avançado do funil de vendas. Isso significa que uma oferta direta e ostensiva de produtos não é necessariamente a melhor forma de interação. A saída é investir em conteúdo relevante, que traga informação para o visitante das suas páginas. O marketing de conteúdo ajuda na atração de novos clientes e trabalha na fidelização dos que já foram conquistados.

Desta relação positiva e estreita surgem os consumidores fiéis. Com frequência eles se tornam promotores da marca, divulgando a empresa espontaneamente. Uma estratégia sólida de inbound marketing neste contexto proporciona fluxo constante para o sua loja virtual. Sendo boa parte do público de potenciais compradores, a tendência é desenvolver uma receita constante também. Em poucas palavras, é possível atingir um bom retorno sobre o investimento (ROI) a baixo custo.

Tenha uma ideia do que cada rede social pode oferecer

Com base nestas informações respondemos que é importante integrar minha loja virtual com as redes sociais porque:

  • Elas aumentam a visibilidade do negócio;
  • Estreitam e melhoram a relação com o cliente,
  • Aumentam o tráfego – sobretudo o qualificado;
  • Fidelizam clientes;
  • Conduzem o comprador pela jornada de compra;
  • Impulsionam novas vendas.

Para que você entenda melhor como estas possibilidades são trabalhadas na prática, listamos a seguir os usos mais frequentes das redes sociais.

  • Facebook – Atualmente perde apenas para o YouTube em número de usuários. O site facilita campanhas virais e permite ofertas personalizadas baseadas em dados dos usuários. É o espaço com maior potencial para reunir os fãs da marca. Justamente por isto é ideal para divulgar promoções exclusivas.
  • Twitter – O famoso microblog do pássaro azul é mais voltado para o relacionamento com o cliente. Aqui os perfis são menos formais, ou institucionais, e mais diretos. É ideal para estabelecer um diálogo próximo com o público.
  • Instagram – Voltado para fotos – e atualmente pequenos vídeos, os stories – ele permite não apenas a divulgação de produtos. Há aplicativos que possibilitam a venda a partir da plataforma. É a rede social favorita para a realização de sorteios, um dos caminhos para divulgação e engajamento.

Lojas virtuais e redes sociais são um casamento bem-sucedido que impulsiona os seus negócios

Além dos benefícios listados ao longo deste artigo, não podemos deixar de citar que as redes sociais contam com ferramentas de gestão. Métricas de acompanhamento e outros elementos podem ser coletados através destes recursos. São dados que servirão para fundamentar a sua estratégia de marketing digital. Esta, por sua vez, será a argamassa que ligará com segurança os dois ambientes citados.

Agora ao se perguntar “por que é importante integrar minha loja virtual com as redes sociais”, você já possuirá uma resposta. Gostou destas dicas? Então aproveite e aplique na sua própria loja virtual e testemunhe as vantagens da relação descrita neste texto. Divulgue o quanto antes o seu negócio, aumente as vendas e conquiste taxas de conversão melhores com as redes sociais.

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

© 2019 Todos os direitos reservados

De Lojistas ❤ para Lojistas

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.