Oferta de Black Friday por Tempo Limitado  Todos os Planos com 40% OFF!
Sua loja virtual está preparada para a Black Friday?

A Black Friday já faz parte do calendário comercial do brasileiro. Realizada na quarta sexta-feira de novembro, ela chegou a nosso país no ano de 2010 e, de lá para cá, a curva de crescimento das vendas nessa data só cresceu.

E, com a chegada de mais uma feira de liquidações, fica a grande pergunta: sua loja virtual está preparada para a Black Friday?

Isso porque a oportunidade de mercado pode ser tão grande (ou até superior) que datas como o Natal, Dia das Crianças, dos Pais, das Mães, entre outros.

Em 2017, segundo dados da consultoria Ebit, houve um aumento de 14% nas vendas globais – o que representou a bagatela de R$ 2,1 bilhões apenas no Brasil.

Para mostrar que é preciso saber se a sua loja virtual está preparada para a Black Friday, trazemos o principal indicador: o aumento das vendas brasileiras cresceu 91% no ano passado em relação a 2016. Deixar essa oportunidade de fora não é opção para o seu e-commerce – e é disto que a Boxloja trata nesse artigo.

Divulgação e marketing: indispensáveis

A Black Friday é marcada por uma ação rotineira dos consumidores, mas que é potencializada durante novembro: a pesquisa de preços. Como muitas empresas oferecem descontos que vão de 10% a 90%, é preciso que os produtos que deseja comercializar cheguem até o seu cliente. Isso porque, mesmo com porcentagens maiores, os itens ainda podem sair mais caros na pesquisa.

É aí que entra a divulgação e o marketing digital – apostar no maior alcance dos seus produtos para o público que deseja atingir. Mas, como fazer isso? Há várias estratégias que podem ser abordadas. Entre as principais estão:

– Redes sociais. As redes sociais são ótimas ferramentas para alcançar milhares de pessoas, tudo de forma rápida, fácil e sem (ou com poucos) custos. Invista na página da sua loja virtual, crie conteúdos, faça promoções para gerar mais engajamentos e curtidas.

– Links patrocinados. Tanto nas redes sociais quanto em outras plataformas (como o Google Adwords), é possível atingir um número considerável de pessoas com valores baixos. A vantagem dos links patrocinados é direcionar para o público específico do seu e-commerce.

E-mail marketing. Sua base de dados é primordial nessa época do ano, principalmente para clientes que já passaram pela sua loja virtual. Aposte em layouts chamativos e condições especiais para a Black Friday, fazendo o cliente se sentir especial.

É preciso inovar

É fato: sua loja virtual irá encontrar uma alta concorrência, engajada em utilizar da data para vender ainda mais. Não se preocupe: a fatia de mercado da Black Friday é altíssima e dificilmente seu e-commerce terá resultados negativos em relação a outros períodos. Mas, nosso objetivo é potencializar as vendas e se tornar referência, não é mesmo?

Para isso, é preciso de inovação: chamar a atenção do cliente através de um layout específico, apostar em um design responsivo que destaque as principais ofertas, oferecer um conteúdo em troca do clique na sua loja (conhecido como marketing de conteúdo), apresentar soluções para quem ainda não sabe que precisa delas (funil de vendas), entre outros.

Algumas dicas nesse sentido abarcam:

– Chatbots personalizáveis de acordo com o cliente, interagindo em busca da navegação no site e menos focado em vendas;

– Programas de fidelidade ou cupons da loja que sejam acumuláveis ou que deem descontos em próximas compras, engajando o cliente a aumentar o volume do carrinho;

– Destacar as promoções com maior porcentagem de desconto, mas também possibilitando uma fácil navegação em todos os produtos abaixo do preço.

Atendimento e trabalho duro

Tenha uma certeza: a Black Friday é o dia em que você precisará dar o máximo de si na sua loja virtual. Além de questões pré-vendas como citadas acima, o atendimento na sexta-feira específica deve ser a prioridade – e isso inclui a quinta-feira anterior e o sábado posterior. O volume aumenta, seu site não pode ser instável e as dúvidas vão surgir.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

Por isso, trabalho duro é a melhor forma de estar preparado para essa enriquecedora data. Monte um plano de contingência anterior e acompanhe, durante a Black Friday, o estoque, o fluxo de usuário, as formas de entrega, métodos de pagamento e uma série de outras características. E há uma maneira de fazer isso de forma otimizada. Veja abaixo.

Conte com ajuda especializada

Sabia que as melhores e maiores lojas virtuais do país nasceram e cresceram com ajuda especializada? E que na Black Friday é possível dobrar seu faturamento a partir da tática e estratégias de quem tem experiência no setor de comércio eletrônico? Pois, um investimento contundente está na ajuda especializada que o orientará a como proceder nessa data.

Serviços como da Boxloja são ideais para quem ainda não começou, está no começo ou deseja, além da loja física, ter um e-commerce. Em todos os casos, uma única certeza: as táticas de quem são especialistas no assunto fazem toda a diferença. Isso porque cada perfil possui características próprias e, assim, é possível identificar as melhores oportunidades.

Ou seja: saber se sua loja virtual está preparada para a Black Friday pode ser mais fácil, demandando menos tempo e até com menores custos ao optar pela experiência de mercado. Assim, é possível disponibilizar para a ‘sexta-feira negra’ uma série de recursos extras, como:

– Entrega personalizada;

– Aparência do site;

– Certificado SSL;

– Menus de navegação;

– Cadastro de usuários;

– Pagamento sem precisar sair do site;

– E muitos outros.

E então: sua loja virtual está preparada para a Black Friday?

Conhecendo todas as características que mostram se sua loja está preparada ou não para a Black Friday, é preciso o quanto antes começar as ações que visam os melhores resultados financeiros.

Estabeleça uma meta e trabalhe em cima dela – assim, fica mais fácil mensurar quais rotinas deverão ser aplicadas em virtude da data.

Caso não atinja o esperado, livre-se da preocupação: a experiência adquirida será valiosíssima. Lembre-se que, dentro de um mês, começam as campanhas para o Natal e o que você já realizou pode ser usado a seu favor. Quem sabe, na próxima Black Friday, com uma loja virtual consolidada, você tenha surpresas agradáveis no caixa do seu e-commerce.

Não deixe para amanhã: entre em contato com a Boxloja e saiba como podemos te ajudar a ter a melhor venda da história da sua loja virtual. Confira os planos que irão te levar ao sucesso e tenha suporte de uma equipe técnica experiente e qualificada.

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Deixe uma resposta