A importância da Persona para o seu negócio

O que são personas e por que elas são importantes para um negócio?

Todo negócio precisa definir bem suas estratégias de marketing para ter visibilidade entre o público certo e prosperar. Nesse sentido, entender o que são personas e por que elas são importantes para seu negócio pode ser a porta de entrada para esse sucesso.

Nem sempre a falta de êxito de uma empresa tem a ver com a má qualidade do seu serviço ou produto, mas sim com um direcionamento errôneo ao mercado daquilo que você quer vender.

O marketing mudou muito nos últimos anos e continuará se transformando com o avanço das tecnologias digitais. Por esse motivo, a definição da persona dá o rumo certo de como o consumidor se comporta dentro do ambiente virtual e também fora dele.

Continue lendo para entender o que são personas e saber mais sobre a importância delas nesse novo contexto. Boa leitura!

1. O que são personas e o que é público-alvo?

O termo original “buyer persona”, vindo da língua inglesa e entendido no meio do marketing brasileiro como “cliente ideal”, é um perfil semificcional de consumidor que ajuda a definir quem é o real comprador do produto ou serviço que a sua empresa oferece.

A grande diferença dessa estratégia em comparação com a de definição do público-alvo é que em vez de generalizar características pessoais e profissionais do comprador, você procura definir em detalhes quais os problemas, os desafios e as preocupações do cliente ideal e de que forma seu negócio pode ajudar a resolvê-los.

Para perceber claramente a diferença entre persona e público-alvo, vamos usar dois exemplos ilustrativos nos quais fica evidente o caráter generalista de um e específico do outro. Veja:

  • Público-alvo — pessoas de 18 a 24 anos que ainda não ingressaram na faculdade e estão buscando cursinho preparatório. Moram com os pais e não têm renda própria, acreditam que um curso superior pode ser a guinada que estão precisando.
  • Persona — João Eduardo é um jovem de 18 anos que acabou de concluir o Ensino Médio. Trabalha desde os 16 e tem ambição de crescer profissionalmente para adquirir independência financeira e ajudar a família de origem humilde. Acredita que ingressar na faculdade pode ser estratégico para alcançar esses objetivos. Quer fazer um bom cursinho preparatório para ter condições de cursar a melhor faculdade que puder.

A partir da definição da persona você pode se perguntar, entre outras questões, de que formas seu negócio pode ajudá-la e como você pode direcionar suas ações para conquistar esse cliente ideal. Por causa disso, ela fará toda a diferença no planejamento estratégico de sua empresa.

2. Como construir uma persona para seu negócio?

Não basta você imaginar e basear seu cliente ideal apenas na invenção e no “achismo”. Existem ferramentas como o Google Analytics e Google Trends que podem te fornecer dados importantes sobre o comportamento do usuário na internet.

Outro recurso importante é o Gerador de Personas, no qual você pode inserir dados sobre seu cliente ideal e o gerador automaticamente cria um PDF ao final com sua persona definida e esclarecida.

Além disso, você deve estar atento tanto aos clientes satisfeitos com o seu produto ou serviço quanto àqueles que estão insatisfeitos. Isso se deve ao fato de que todos eles podem oferecer pistas importantes de como criar a persona correta para o seu negócio e corrigir possíveis erros e desentendimentos.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Hoje em dia, a forma como o marketing digital funciona exige que você compreenda a importância da criação de personas da maneira adequada.

A capacidade de desenvolver uma relação próxima com o consumidor já se tornou uma premissa no mercado e o Inbound Marketing tem sido a principal ferramenta para realizar essa aproximação.

Um dos grandes diferenciais dessa estratégia é justamente atrair o cliente por meio de conteúdo relevante, em vez de simplesmente interrompê-lo com anúncios e publicidades agressivas. A produção de conteúdo em blogs, por exemplo, tornou-se uma das maiores aliadas nesse novo contexto mercadológico.

3. Por que personas são importantes para seu negócio?

Bom, a essa altura já deve estar bem claro do que se tratam as personas. No entanto, você ainda pode estar se perguntando de que forma elas podem ser úteis para seu negócio, não é mesmo?

Vale considerar que em alguns casos, criar mais de uma persona pode ser fundamental para sua estratégia de marketing, desde que isso seja realmente necessário. O que determina isso é o tamanho e a especificidade do seu produto ou serviço.

Alguns dos principais benefícios ao se criar personas para seu negócio são:

  1. entender o comportamento do seu cliente ideal;
  2. evitar que você ofereça o produto certo ao consumidor errado;
  3. economizar recursos, tempo e dinheiro, sendo mais estratégico na hora de pensar e executar seu marketing digital;
  4. atrair um número maior de interessados nos serviços ou produtos da sua empresa;
  5. transformar esses possíveis consumidores (leads) em clientes;
  6. saber como fidelizar esses clientes e torná-los evangelizadores da sua marca;
  7. impulsionar o sucesso e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Como você pode perceber, as personas são a base do seu marketing e das suas estratégias para ampliar e prosperar sua empresa. Entendendo o seu cliente ideal, você será capaz de percorrer todo o funil de vendas da forma correta e eficaz, aumentando suas vendas e concretizando a sustentabilidade de seu negócio.

4. Evite alguns erros comuns na criação de personas

Existem ainda algumas dicas extras de questões que você deve analisar para aplicar de forma ainda mais eficiente a criação de personas na melhoria do direcionamento do seu negócio. Algumas delas são:

  1. criar muitas personas — você pode perder o diferencial dessa técnica que é a especificidade e acabar confundindo isso com o conceito de público-alvo;
  2. não compartilhar a criação — lembre-se de que o processo envolve pesquisa, por isso é essencial que você não se feche nas suas descobertas e conte sempre com a opinião da equipe de marketing;
  3. colocar detalhes em demasia — não confunda especificidade com excesso de informação. Personas são para trazer clareza às suas estratégias;
  4. não cair no “achismo” — vale lembrar mais uma vez que a criação de personas vai muito além de tino comercial e criatividade apenas.

Se você gostou do nosso artigo sobre o que são personas e por que elas são importantes para um negócio, não deixe de aprender 6 dicas infalíveis para atrair mais clientes para sua loja virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...