Saiba como reduzir os custos do frete da sua loja online para vender mais

Para reduzir os custos do frete da sua loja online é fundamental identificar onde se localizam os principais gargalos, pois sem isso é impossível aplicar qualquer solução efetiva.

Custos elevados comprometem a sobrevivência de qualquer empresa e o quanto antes os problemas forem detectados, maiores serão as chances de seu e-commerce não se abalar.

A seguir, apresentaremos algumas dicas para facilitar a identificação de problemas e aperfeiçoar a gestão de frete de sua loja online.

Identifique onde reduzir o custo do frete

Sua gestão de frete deve se guiar pelo princípio de atender bem seus clientes, oferecendo-lhes custos reduzidos e entregas rápidas. Todavia, “falar é mais fácil do que fazer”.

Antes de qualquer coisa, é preciso identificar corretamente quais são seus custos atuais de frete. Para tal, some o gasto médio mensal com fretes e divida esse valor pelo faturamento obtido no mesmo período: o resultado representará a média atual de custos. Feito isso, divida suas entregas por regiões, a fim de descobrir quais entregas possuem custos acima da média. Pronto: você detectou onde é preciso otimizar para reduzir custos!

Se desejar uma noção prévia de quanto dinheiro poderia ser economizado, é muito simples: calcule todas as entregas utilizando o custo médio como razão.

Uma boa ideia é usar a solução ERP (sigla inglesa para Planejamento de Recursos da Empresa), plataforma de software que pode realizar a integração e a automação de diversas atividades de sua loja online para reduzir custos e simplificar a gestão.

Estabeleça acordos para programar entregas

Estabelecer acordos para realizar entregas programadas é uma excelente maneira de evitar que caminhões saiam vazios da transportadora. Isso encarece os custos do frete, visto que os veículos rodam abaixo de sua capacidade de carga.

Se conseguir que seus clientes concordem em receber os produtos em datas estipuladas por você, então metade do problema já estará resolvido. A partir daí, é possível estabelecer melhores rotas, utilizar totalmente a capacidade de carga dos caminhões e diminuir a quantidade de viagens necessárias!

Outra vantagem em programar os envios junto a seus clientes está em evitar que mais de uma tentativa de entrega seja feita para o mesmo endereço. Gastos adicionais gerados por falhas como esta podem ser desastrosos, pois incluem: combustível, salários de motoristas e entregadores, ocupação prolongada do veículo etc.

Realizar acordos com os clientes é muito bom, no entanto, negociar diretamente com as transportadoras pode trazer ainda mais vantagens para sua loja online. Faça com que sua transportadora aceite acumular entregas de diferentes clientes até que a capacidade total por veículo seja atingida.

Construa parcerias

A grande maioria das empresas usa os serviços dos Correios para a realização de entregas a seus clientes. Todavia, nem sempre esta opção é a mais vantajosa. O ideal é que você realize um levantamento dos preços cobrados pelas transportadoras privadas e identifique com quais seria mais vantajoso (e econômico) estabelecer parceria.

Em certas localidades do país, algumas transportadoras apresentam maior eficiência e melhores preços quando comparados àqueles praticados pelos Correios. Submetidas às leis de concorrência do mercado, não será difícil para você conseguir descontos e flexibilidade quanto às formas de pagamento.

Se a sua loja online realiza vendas para todo o território nacional, então, construa parcerias regionalizadas, optando sempre pelas empresas que oferecem a melhor relação custo-benefício.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Segundo a velha sabedoria popular, “não se deve colocar todos os ovos em um só cesto”. Analogamente, é um erro confiar todas as entregas da sua loja online a uma só transportadora (mesmo que esta seja os Correios). Todas as empresas são suscetíveis a problemas e, claro, você não quer repassar os ônus a seus clientes, não é mesmo?

Ao estabelecer parcerias com diferentes transportadoras, você será capaz de focar no core business de sua loja online, aumentando o fluxo de vendas e, consequentemente, a quantidade de entregas.

Planeje bem a logística de sua loja online

Planejar corretamente a logística de entregas em sua loja online é outra das vantagens em se implementar um sistema ERP que articule as informações geradas em sua plataforma de vendas e permita que você tenha tranquilidade ao lidar com a logística do seu negócio.

Investir em novas tecnologias, a despeito de representar certo custo inicial, pode gerar significativas reduções de custos a médio e longo prazo. Revisar os seus procedimentos atuais também trará uma importante economia, além de não criar, a priori, custo algum.

Todo o esforço neste sentido valerá a pena, pois influencia no fator determinante para o sucesso de qualquer estratégia de vendas online: a confiança dos clientes.

Os pontos mais suscetíveis a abalar a confiança que os consumidores depositam em sua loja online são preços justos e adequados à realidade de mercado, o respeito aos prazos acordados de entrega e o recebimento do produto correto. Portanto, não cometer falhas em nenhum desses três quesitos deve ser a espinha dorsal de seu planejamento.

Com o nível de interatividade atualmente existente, não entregar uma mercadoria dentro do prazo, por exemplo, pode representar um verdadeiro desastre para sua loja virtual. As redes sociais aumentaram enormemente o potencial de pessoas comuns tornarem-se importantes influenciadores. Qual não será o impacto negativo para seu negócio se algum cliente insatisfeito passar informações depreciativas às suas centenas, ou até milhares, de seguidores?

Caso você não tenha afinidade, não goste ou não se sinta preparado para lidar com a logística de entregas, pode ser útil contar com ajuda especializada. Aqui, também, um pequeno investimento inicial pode representar redução significativa de custos no futuro.

Procure uma boa plataforma de loja virtua que forneça soluções personalizadas para as necessidades específicas do seu negócio.

Diversas etapas do processo de entrega de produtos poderão ser delegadas à competência da empresa que você escolher. Seja qual for, assegure-se de que ela ofereça serviços de qualidade para emissão de notas fiscais, armazenagem e acondicionamento apropriado de mercadorias, empacotamento e programações de prazos para envios e entregas.

A utilização de ferramentas tecnológicas adequadas e soluções personalizadas gera redução de custos porque, a partir destes elementos, sua loja online se tornará capaz de oferecer preços melhores a seus clientes, aumentando a rentabilidade.

Gostou nosso artigo? Que tal saber mais sobre como fazer o cálculo do frete da sua loja online?

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.