Loja virtual de roupas é um bom negócio?

Será que abrir uma loja virtual de roupas é um bom negócio? Muitos empreendedores em busca das melhores oportunidades de investimento pensam na abertura de empresas no segmento do vestuário, mas ficam com um pé atrás por não ter certeza de que esses são negócios rentáveis. Essa situação é familiar para você?

Em uma rápida pesquisa na internet, é possível descobrir uma infinidade de lojas de roupas virtuais. Existem as estrangeiras que entregam no Brasil, grandes lojas que atendem o Brasil todo e pequenos negócios locais – cada uma delas com um estilo diferente para atender a públicos variados.

É possível encontrar lojas especializadas em roupas plus size, moda evangélica, vestidos para festas, camisetas com referências nerd, roupas íntimas, entre outras. O mercado é cada vez mais específico e abre oportunidades para que novas empresas consigam conquistar o seu espaço.

Neste artigo, veremos se abrir uma loja virtual de roupas é realmente um bom negócio para você. Confira.

Planejamento: a chave para o sucesso de uma loja virtual de roupas

Se você não sabe se abrir a sua loja virtual de roupas é um bom negócio, é porque ainda não fez um planejamento da empresa. É nessa etapa que se começa a avaliar todos os fatores que podem influenciar no sucesso ou insucesso desse negócio no mercado.

Será que existe demanda suficiente para comprar os seus produtos? Onde estão localizados os seus principais clientes? Quais são os custos que você terá para abrir e manter essa empresa? Como encontrar bons fornecedores dos produtos que você planeja vender? Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser respondidas nesse momento de planejamento.

Para ajudá-lo a fazer um bom planejamento da sua empresa, listamos alguns aspectos que merecem a sua atenção:

#1 Objetivo da empresa

Qual é o principal objetivo da sua empresa? Por que você acha que a sua loja virtual de roupas faria sucesso? O que você deseja alcançar com esse negócio? Essa motivação inicial é fundamental para guiar o restante do planejamento da empresa, e sempre estará presente nas atividades desenvolvidas.

Uma empresa que inicia com um objetivo claro de vender roupas esportivas para suprir as necessidades dos praticantes de atividades físicas tem chances muito maiores de fazer sucesso do que outra que apenas reúne um estoque de produtos aleatórios e tenta atender a todos os públicos, não é?

#2 Análise da concorrência

Depois de ter claro qual é o objetivo da sua empresa, é possível fazer uma análise da concorrência existente no mercado. Se você for comercializar apenas produtos esportivos, só precisa se preocupar com outras empresas que atendam o mesmo público que você, certo?

Entretanto, quando se explora o mundo digital, é importante lembrar que é possível ter concorrentes espalhados por todo o país. Grandes empresas que entregam em todo o território nacional têm condições de atender o mesmo público-alvo que você, portanto, também merecem uma atenção especial.

#3 Estudo sobre o público-alvo

Agora que você já conhece melhor as empresas que estão atuando no mercado, é o momento de saber quem é o seu público-alvo. Qual é o perfil desses consumidores? O que eles buscam nos seus produtos? Onde estão localizados?

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

Quanto mais informações você conseguir reunir sobre os potenciais clientes, melhor será a sua análise sobre a viabilidade da loja virtual de roupas. Além disso, todas essas informações podem ser utilizadas para criar bons relacionamentos com o público e fechar as primeiras vendas.

#4 Diferencial competitivo

Com tantas outras empresas que já atuam no segmento de roupas, como a sua pode se destacar entre os consumidores? Reflita sobre os diferenciais competitivos que você pode oferecer – como preços mais baixos, qualidade no atendimento, frete grátis, produtos de qualidade superior ou um formato de vendas diferenciado.

#5 Busca por fornecedores

Qual será a origem dos produtos que você venderá na sua loja virtual de roupas? De nada adianta planejar a venda de produtos incríveis quando você não possui fornecedores que consigam suprir a sua necessidade, não é?

Imagine que você não encontre fornecedores com produtos de qualidade, ou apenas produtos com um preço muito superior ao que você esperava. Esse pode ser um fator decisivo para o insucesso da sua empresa no mercado.

#6 Planejamento financeiro

Uma empresa se torna um bom negócio quando apresenta resultados financeiros positivos, certo? Essa é a lógica que você deve adotar para avaliar a sua loja virtual de roupas.

Para isso, faça um orçamento de todos os custos iniciais para abrir o seu negócio – incluindo a legalização da empresa, criação de um site e composição do estoque inicial. Após essa etapa, calcule, também, quais serão os custos operacionais: compra de mercadorias, contas básicas, ações de marketing, entre outros.

Com base nessas informações, é possível ter uma noção de quantas peças de roupa você precisaria vender por mês para cobrir os custos e alcançar o lucro. Esse planejamento financeiro é fundamental para verificar a viabilidade do seu negócio e evitar fazer investimentos que não trarão retorno.

Dicas para fazer sucesso com a sua loja virtual de roupas

Com base no planejamento que acabamos de abordar, é possível ter uma noção se a abertura da sua loja virtual de roupas é um bom negócio. Entretanto, a gestão de uma empresa envolve diversas áreas que merecem a atenção do empreendedor para que os resultados sejam ainda melhores.

Por esse motivo, você pode seguir algumas dicas para aumentar as chances de fazer sucesso com a sua empresa:

  • Especialize-se em um nicho. Não tente atender a todos os públicos de uma só vez. É mais vantajoso escolher um nicho de mercado com qualidade do que vários sem satisfazer o consumidor.
  • Estipule metas de crescimento. Trabalhe sempre com foco no crescimento da empresa, traçando metas de curto e longo prazo. É dessa forma que a sua loja virtual de roupas conseguirá crescer no mercado.
  • Crie bons relacionamentos com o público. O segredo para fechar mais vendas está no relacionamento com o público. Quando a sua empresa é vista com bons olhos, as chances de fechar vendas são maiores.
  • Defina um mix de produtos de qualidade. Acertar no mix de produtos pode ser um diferencial para os bons resultados. Procure conhecer bem o público para identificar quais são os produtos que satisfazem as suas necessidades.
  • Amplie a sua presença digital. Uma loja virtual precisa ser vista pelo público na internet. Utilize ações de marketing digital para ampliar a visibilidade sobre a sua empresa e atrair potenciais clientes.
  • Escolha uma boa plataforma para a loja virtual. A plataforma escolhida para colocar a sua loja virtual de roupas no ar é muito importante para que você consiga atender aos clientes da melhor forma possível – aumentando as chances de levá-los a uma compra.

E então, você acha que uma loja virtual de roupas é um bom negócio? Se você deseja colocar esse plano em prática, conheça a Boxloja – a plataforma ideal para a sua loja virtual – e até a próxima.

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Este post tem um comentário

  1. Estou querendo envestir em roupas emportada como faço pra abrir uma loja virtual local obg

Deixe uma resposta