7 dicas para as fotos de produto no e-commerce

Você sabe como tirar boas fotos de produto no e-commerce? Muitos empreendedores não dão muita atenção a esse elemento da sua loja virtual – afinal, é necessário lidar com inúmeras atividades diferentes na condição de gestor de um negócio, certo? Porém, as fotos utilizadas podem fazer toda a diferença para fechar mais vendas.

Imagine que você esteja procurando por um tênis na internet. Em meio a inúmeros modelos espalhados pelos sites de e-commerce, você pode encontrar produtos sem fotos, imagens de baixa ou de alta qualidade, com possibilidade de dar zoom nos pequenos detalhes. Certamente, são esses últimos produtos que captam mais a sua atenção, não é?

Para lhe ajudar nessa etapa essencial, preparamos 7 dicas para acertar no momento de tirar fotos de produto no e-commerce. Acompanhe.

A importância das fotos de produto no e-commerce

Você sabe por que as fotos de produto no e-commerce são tão importantes para os resultados de vendas? Listamos algumas razões que mostram a importância de dar uma atenção a essas imagens:

  • Elemento visual do layout – A experiência do cliente no seu e-commerce é influenciada por todos os aspectos visuais do layout, certo? As fotos dos produtos também ajudam a aumentar a satisfação gerada nessas experiências.
  • Credibilidade ao público – Uma foto de má qualidade (ou a ausência de imagem) pode passar a sensação de amadorismo ao público e diminuir as chances de fechar uma venda. Por outro lado, fotos de qualidade criam uma ótima percepção em relação à sua marca.
  • Um fator diferencial – Em um mercado repleto de concorrentes, todas as pequenas vantagens podem ser consideradas diferenciais competitivos. O uso de fotos que geram uma boa percepção nos clientes, certamente, é um deles.
  • Impacto nas vendas – Como consequência dessas vantagens, as fotos de produto no e-commerce geram um impacto positivo nas vendas geradas.

Como tirar fotos de produto no e-commerce?

Agora que você já sabe a importância das fotos de produto no e-commerce, deve estar se perguntando como acertar no momento de tirar essas fotografias, não é?

1. Use um fundo branco

Muitas pessoas procuram inovar no momento de tirar as fotos dos seus produtos – seja com fundos personalizados ou com um verde para a edição. A verdade é que a forma mais eficiente de tirar uma foto de qualidade é apostar no básico: um fundo branco – que realça todos os detalhes e características do produto.

A única exceção fica por conta de produtos predominantemente brancos, que podem ficar mesclados com o fundo. Nesses casos, basta optar por um background, neutro levemente mais escuro.

2. Capriche na iluminação

Você já reparou na diferença entre tirar uma foto com a luz do sol ou durante a noite? A qualidade da imagem com uma boa iluminação é gritante e faz toda a diferença para embelezar uma fotografia, não é?

Portanto, capriche na iluminação para tirar fotos de produto no e-commerce. O ideal seria utilizar uma luz natural, mas como nem sempre isso é possível, você pode buscar por iluminações artificiais que simulam o efeito. Outra dica importante: evite utilizar o flash.

3. Teste diferentes ângulos

Nem sempre você conseguirá tirar uma boa foto logo na primeira tentativa. Procure fazer várias fotos explorando diferentes ângulos do produto e alternando na distância da câmera. Quanto maior o número de opções à disposição para escolher, melhor.

É mais vantajoso ter várias opções de fotos para utilizar do que descobrir, apenas no momento da edição das imagens, que nenhuma delas ficou boa, não é?

4. Utilize fotos com boa resolução

As fotos de baixa resolução são aquelas que ficam pixeladas – com vários quadradinhos pequenos que não permitem que o usuário possa analisar o produto cuidadosamente. Por outro lado, as imagens com boa resolução criam um ótimo efeito visual para os consumidores.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

5. Busque seguir um estilo

Você pode explorar as fotos de produto no e-commerce para criar uma marca registrada da sua empresa – usando as com características semelhantes e que fogem do comum. Essa é mais uma forma de ter nas imagens publicadas um diferencial para gerar engajamento do público.

6. Faça um tratamento das imagens

Depois de tiradas as fotos dos produtos, use um programa para o tratamento das imagens e faça as correções necessárias. Você vai ficar impressionado com a diferença que uma rápida edição pode fazer para melhorar a qualidade de uma foto.

7. Compacte os arquivos

Antes de fazer o upload das fotos no seu e-commerce, procure compactar os arquivos para que eles não fiquem muito pesados. A última coisa que um visitante do seu e-commerce deseja é esperar 2 minutos para que uma imagem carregue, não é?

Otimizando o uso das fotos

Além de todas essas dicas para acertar no momento de tirar as fotos dos seus produtos, você pode utilizar outras estratégias para alcançar resultados ainda melhores.

SEO para imagens

Você já ouviu falar sobre as técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento da sua página no Google? Essa estratégia também pode ser aplicada às imagens publicadas no seu e-commerce – aumentando as chances de que elas sejam mostradas nos resultados de buscas por imagens.

Para isso, você deve dar atenção a uma série de aspectos: nome do arquivo de imagem, título da imagem, tag, texto alternativo (alt text), qualidade do arquivo, formato da imagem, entre outros.

Zoom de qualidade

A plataforma do seu e-commerce permite que você configure zoom nas imagens? Essa possibilidade pode ser muito atrativa para os clientes que desejam analisar mais de perto os seus produtos.

Efeito 360º

Os recursos que permitem tirar fotos com efeito 360º (que podem ser vistas em 3D) estão cada vez mais populares. Certamente levar isso para o seu site seria um grande diferencial para os clientes – mesmo que o efeito seja aplicado apenas nos principais produtos comercializados.

Você gostou das dicas para tirar fotos de produto no e-commerce? Como costuma realizar esse procedimento atualmente? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Deixe uma resposta